Português FAQ

From OSx86
Jump to: navigation, search

Bem-vindo ao Projeto OSx86! Este FAQ dá respostas às perguntas mais frequentes. Traduções para outros idiomas podem ser encontrados na seção Traduções.

NOTA: Precisamos de colaboradores para ajudar a concluir as traduções! As traduções incompletas das respostas podem ser encontradas na versão antiga deste FAQ. Por favor, ajude no que puder.

Contents

[edit] Geral

[edit] O que é o projeto "OSx86"?

ɉ um website dedicado a discutir os problemas e ideias existentes quando se quer instalar o OS X em um PC comum.

[edit] Mas o que significa?

Pode encontrar uma página com defenições dos termos básicos encontrados neste site no nosso Dicionário dos Termos sobre o OSx86. .

[edit] Não preciso de um computador Mac para poder rodar o OS X?

Bem, se estiver falando de um Macintosh com processador PowerPC, não. A Apple anunciou recentemente que mudara de arquitetura IBM/FreeScale para a arquitetura Intel x86 a partir de meados de 2006. Como a maior diferença entre os PC's e os Macintosh sempre foi a Arquitetura do Processador, os futuros Macintosh serão essencialmente PCs. .

[edit] A Apple vai vender o OS X para PC's?

Não. A Apple já mencionou várias vezes que o OS X para Intel só irá rodar em computadores Apple.

Apesar da Apple ter mencionado várias vezes já é grande o numero de pessoas que esta instalando e testando em seus pcs com nenhum componente feito ou comprado pela Apple.

[edit] Então os Apple Macintoshs vão ser como PC's mas o OS X só vai rodar num Apple Macintosh?

Exato. O lucro da Apple concentra-se na venda de hardware, e como tal terão que continuar a vender Macintoshs

Negativo o site http://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/HCL mostra claramente. A versao OSx86 mesmo em sua versão beta já é realidade nos PC's, não estamos falando de emulador e sim do sistema de instalação nativo. Lembrando que existem alguns parametros na configuração do seu micro para que possa rodar o OSx86, ex: você deve ter um processador SSE2 ou SSE3.

[edit] E o que é que isto tem a ver com o programa PearPC?

O PearPC é um emulador que consegue rodar a versão PowerPC do Mac OS X num PC. ɉ muito compatí­vel, mas extremamente lento. Como a Apple agora vai mudar para processadores x86, a necessidade de emular o processador para poder rodar o OS X vai deixar de existir (visto serem os mesmos processadores), o que irá fazer com que, eventualmente, o OS X rode mais rápido.

[edit] Kit Desenvolvedor

[edit] Ouvi falar sobre uma imagem DMG/ISO do OS X para Intel na rede Bittorrent - o que é isto?

Isso é uma versão do OS X para Intel especial para os programadores. Só roda em computadores especialmente criados para programadores e que só podem ser alugados à  Apple. Se não possuir um Dev Kit, este ficheiro é ilegal.

[edit] Onde posso fazer o download do OS X para Intel?

Não pode. Ele é distribuí­do junta e somente com os Dev Kits Intel Mac e não pode ser adquirido em separado ou descarregado legalmente.

[edit] Então e se eu tiver este DVD de Instalação para Developer Kits? Irá rodar no meu PC?

Não, o DVD de Instalação para Developer Kits ou cópias idênticas só irá rodar nas máquinas distribuí­das com o Apple Dev Kit.

[edit] O Developer Intel Mac parece um PC comum. Será que não é um mesmo?

Basicamente, sim. Tem um processador Pentium 4 e uma placa mãe Intel. Também inclui um Modulo TPM da Infineon. Tem uma BIOS de PC (com o Setup da BIOS e tudo) e usa uma Tabela de Partições de PC.
Isto não quer dizer que o Macintosh com processador Intel que irá sair em 2006 será como este. A Apple confirmou que não vão conter o OpenFirmware ou uma Tabela de Partições Mac, mas não confirmaram que iria conter uma BIOS de PC e uma tabela de partições PC.

[edit] O Developer Kit suporta x86_64/AMD64/EM64T?

O Hardware suporta, embora o OS X para Intel seja compilado para apenas suportar 32-bits. ɉ esperado que os primeiros Intel Macintoshs suportem apenas 32 bit. A versão do OS X para os Kits de Desenvolvimento foi compilada com suporte a SSE 3, mas o suporte a SSE 3 é opcional e está desligado por defeito no XCode, e só por isso que se suspeita que os primeiros Intel Macs não irão suportar SSE 3..

[edit] Então a versão do OS X para Intel dos Developer Kits só pode rodar em CPUs que suportem SSE3?

Sim. Precisa de um processador Pentium 4 Prescott ou um Athlon 64 (com o núcleo Venice ou San Diego) se quiser que o Rosetta funcione sem precisar de aplicar um patch. ɉ possivel rodar o OS X para Intel só com o SSE2 sem o Rosetta, mas assim fica sem poder rodar código originalmente compilado para processadores PowerPC. Pode ser aplicado um patch ao Kernel que faz com que o Rosetta funcione em Processadores que apenas suportem SSE2. Para isso é necessário traduzir todas as instruções SSE3 para as suas congéneres SSE2 on-the-fly (algo como no mesmo tempo). A versão que irá sair em 2006 poderá não precisar de SSE3, mas a versão do OS X para Intel que é distribuí­da com o Dev Kit precisa de SSE3 para funcionar.

[edit] Que tipo de hardware seria equivalente ao Hardware do Dev Kit?

  • CPU: tem que suporter SSE3
  • Chipset: Intel 915 chipset (podem ser outros desde que suportem ich4 ou ich5)
  • GPU
    • Intel Graphics Media Accelerator 900
  • Placa mãe
  • [edit] Como verifico se o meu processador suporta SSE2 ou SSE3?

    Use o programa cpu-z (http://www.cpuid.org/cpuz.php), CrystalCPUID (http://crystalmark.info/?lang=en), wcpuid ou 'cat /proc/cpuinfo' (em Linux)

    [edit] Onde está o otool no DVD de Instalação para Dev Kits?

    Use o pax para extraí­-lo do ficheiro "Archive.bom". (Brickster)
    /System/Installation1/Packages/Xcode Tools, em um Archive.pax.gz dentro do DeveloperTools.pkg (Pip)
    E também pode ser utilizado a partir do Xcode.

    [edit] Onde estão as extensções de kernel (kexts)?

    /System/Library/Extensions
    Veja também no DVD de Instalação dos Dev Kits em: /System/Library/Extensions.mkext

    [edit] Como é que converto uma imagem .DMG para .ISO/.IMG

    *Instale o UltraISO, vá em Tools|Convert... Seleccione o ficheiro .dmg, e deixe o formato de saí­da como .ISO
    *Depois para o transformar num ficheiro .IMG, use o .ISO com um emulador como o Alcohol 120% ou o Nero Image Drive
    *Depois instale o TransMac, vá em Tools|Disk/CD Edit|Save Image of Disk/CD e selecione o drive de origem e o ficheiro de destino .IMG

    [edit] Desenvolvimento

    [edit] Porque é que o DVD de Instalação para Developer Kits não funciona num PC?

    O DVD de Instalação só funciona numa placa mãe com a Autenticação TPM apropriada.

    [edit] Que parte do SO precisa do módulo TPM?

    O Mac OS X para Intel é fornecido com o Rosetta, o Motor de Emulaçãao em User Mode do processador PowerPC G3 feito pela Transitive. Isto faz com que possa rodar aplicações e bibliotecas que foram compiladas para PowerPC num PC com processador Intel. O Rosetta precisa do AppleTPMACPI.kext que é uma extensão do kernel que fala directamente com o Módulo TPM. Se o Módulo não estiver presente, o Rosetta deixa de poder ser executado.

    [edit] Mas eu preciso do Rosetta para poder correr o OS X?

    O OS X deveria rodar bem sem o rosetta, desde que não quisesse rodar aplicações que só estão disponí­veis em versões PowerPC, como por exemplo o MS Office e o Adobe Photoshop, isto porque a Apple compilou o sistema operativo incluindo o iLife e o iWork para x86.
    Mas parece a Apple deixou o ATSServer (o daemon responsável pelas fontes do interface gráfica) compilado apenas para PowerPC, para que este precise do Rosetta e como o Interface Gráfica precisa do ATSServer para rodar, este vai depender do Rosetta que por sua vez precisa do Módulo TPM para ser executado.

    [edit] Então o OS X ou Darwin não são código-livre? Não há uma maneira mais rápida?

    Darwin (O sistema por debaixo) e o XNU (o kernel) são código-livre, mas nenhuma parte do resto do código é, como por exemplo o OpenFirmware ou então a Interface Gráfica Aqua. Isto faz com que tudo fique mais difí­cil caso queira que o seu código seja compatí­vel com o OpenFirmware e o Aqua. A Renderização das fontes faz parte do Aqua e não é possí­vel modificar o Darwin para prevenir que o Aqua comunique-se com o Módulo TPM sem que este (Aqua) seja danificado.

    [edit] Onde é que eu posso achar dicas para o Darwin, como por ex. Montar discos?

    Procure em http://www.macosxhints.com/

    [edit] Qual é um bom editor hexadecimal para este tipo de trabalho?

    Existem muitos bons editores hexadecimais (e grátis também) em http://sourceforge.net

    [edit] Existe algum LiveCD?

    Um Live CD é um CD que faz com que seja possé­vel rodar um Sistema Operativo a partir do CD sem ter que instalar nada ou mesmo usar o disco rí­gido do computador. A coisa mais parecida que há com um LiveCD para o Mac OS X é um programa chamado BootCD que pode ser descarregado desde http://www.charlessoft.com/. Sabendo como os Sistemas Operativos funcionam e o tamanho que ocupam, pode-se afirmar que não será possí­vel criar um Live CD do Mac OS X que seja um substituto de um Mac OS X instalado por exemplo no disco rí­gido, o que faz com que o BootCD apenas produza CD's que são mais úteis no diagnóstico de problemas do que como susbtituto duma instalação do Mac OS X. Também existe algo similar para o Windows XP chamado BartPE. Este também é mais indicado para recuperação e diagnóstico de sistemas do que para ser usado no dia-a-dia.

    [edit] Qual é o estado atual do projeto?

    Veja na nossa Página principal para as últimas notí­cias.

    [edit] Como é que posso ajudar?

    Registe-se nos forum e entre no Canal de IRC para ajudar no desenvolvimento do projeto ou na documentação do mesmo.

    [edit] Legalidades

    [edit] Se eu fizer o download do DVD de Instalação do OS X para Developer Kits, estarei a infrigir a lei?

    Tecnicamente falando, não é legal fazer o download do DVD, pois o único uso do DVD de Instalação para Dev Kits é para tentar enganar as suas proteções anti-cópia e usá-lo num PC comum. Caso você tenha um destes Dev Kits, então terá também uma licensa para o DVD de Instalação do Developer Kit e pode então fazer o download do mesmo para fins de cópia de segurança ou arquivo.

    [edit] Este site vai contra o DMCA?

    De acordo com a Wikipedia, "O Digital Millennium Copyright Act (DMCA - Acordo de Copyright Digital do Milênio) é uma lei norte-americana de copyright muito controversa. O Acordo faz com que a produção e disseminação de tecnologia que faz com que seja possí­vel circundar medidas que servem para proteger o copyright sejam recompensadas com penas pesadas aos olhos da lei."
    Este site está feito totalmente de acordo com a DMCA. O Site apenas pretende fornecer um espaçao de discussão aqueles que estão interessados em rodar o OS X em hardware Intel. Alguém que esteja a violar a DMCA será banido. Para mais informação, verifique a nosso Disclaimer original
    Se é um advogado ou um representante da Apple e tiver dúvidas ou algo contra o site, por favor contacte-nos e diga-nos quais as mudanças que pretende serem feitas, ou então, e visto isto ser um wiki, pode mudá-lo você mesmo!

    [edit] Mas vocês não andam a tentar cirundar as medidas que servem para proteger o copyright?

    Não! Este site apenas contém informação sobre o TPM. Não queremos que esta informação seja usada para algo que não seja com fins educacionais. O nosso interesse é em aprender mais sobre o TPM - não circundá-lo / apagá-lo.

    [edit] Traduções

    Nota: Muitas destas páginas estão incompletas, agradecemos qualquer ajuda que nos possa dar.


    This page was last modified on 24 November 2010, at 03:35.
    This page has been accessed 32,510 times.
    Powered by MediaWiki © 2015 OSx86 Project  |   InsanelyMac  |   Forum  |   OSx86 Wiki  |   Mac Netbook  |   PHP hosting by CatN  |   Designed by Ed Gain   |   Privacy policy   |   About OSx86   |   Disclaimers